O que é oratória?
As crianças e adolescentes são extremamente inteligentes! Conseguem assimilar bem os conteúdos escolares, têm curiosidade e muita alegria para aprender! Porém, quando é necessário apresentar trabalhos, participar de feiras de ciências ou outros eventos da escola, apresentam dificuldades em organizar a fala e se limitam a decorar textos. Ficam com uma fala robotizada.
No momento da fala podem apresentar nervosismo, tremor nas mãos e pernas, ritmo cardíaco acelerado, vermelhidão na face, fala desordenada ou até branco total. São alguns dos sinais do medo de falar em público. Já viu seu filho ou filha passar por isso? Ou você mesmo, já viveu isso?
Muitas vezes, a criança ou adolescente, também não consegue expressar emoções, exercer a liderança e a autonomia, conseguir se defender de bullying, ser protagonista de sua vida. Por isso, aprender a oratória é tão importante, ela motiva a participação no processo de aprendizagem e em muitos momentos da vida.
A oratória é a arte de falar bem em público, bem como um conjunto de técnicas e reflexões que desenvolvem a pessoalidade de cada orador e permitem uma fala estruturada e objetiva para influenciar, informar, entreter e homenagear.
Indo além, a oratória oportuniza ao sujeito um olhar para si mesmo. As palavras oratória e oração têm a mesma etimologia. Por este motivo em nossos cursos on-line ou presenciais para crianças e adolescentes, o autoconhecimento comunicativo é um elemento chave para falar bem.
Desde a Grécia Antiga, ela era estudada e fundamental para a vida pública e privada. Grandes nomes que se dedicaram ao estudo dessa temática são: Aristóteles, Cícero e Quintiliano. Nos próximos textos iremos escrever sobre cada um deles.
Os grande oradores devem saber usar a linguagem corporal, a voz, saber estruturar o seu conteúdo e utilizar palavras direcionadas aos ouvintes. O bom disso é que todos podem aprender a falar bem e desenvolver essa habilidade humana essencial.
#oratoria #oratoriakids #oratoriaparacriançaseadolescentes #oratorianasescolas
Comentários
Enviar um comentário